sábado, 2 de abril de 2011

Passos de ballet-para relembrar!









1. Os plies? O que é? É um dos movimentos mais completos do ballet, bem é uma dobra de joelhos que faz os músculos, mas flexíveis e maleáveis. Existem dois tipos de plies mais tem três nomes.

a) A imagem nº1 mostra o plie e o demi-plie que são a mesma coisa, ai você se pergunta não podia ser um só nome, também acho mais se tem o grám-plie (que é o grande) tem que ter o pequeno (que é o demi-plie).Sempre fazemos um demi-plie quando sairmos de uma sustentação de pernas.

b) A imagem nº2 mostra o grám-plie, que é mais profundo que o plie (ou demi-plie), mais tem que lembrar que não pode sentar, tem que manter postura e quadril encaixados!


2. Os Rond de Jambes Bem existe vários Rond de jambes, que é um movimento de círculo feito com a perna (a metade de um circulo ou 180º). A imagem abaixo mostra o movimento que a perna faz!

a) O número 1 mostra o Rond de jambes par terre (que é feito na terra, não sai do chão).

b) O número 2 e 3 mostra o Rond de jambes air, em i (no ar, não fica no chão) o nº 2 mostra o Rond de jambes em Lair a 45º e o nº 3 o Rond de jambes air, em i a 90º.

c) Também existem mais dois tipos de Rond de jambes, o Rond de jambes andehó que começa pela frente e o Rond de jambes andedã que começa por trás eles podem ser air, em i (no ar a 45º ou 90º) ou par terre (na terra).

Obs.: Quando voltei ao ballet eu não sabia fazer, lembro que minha professora teve que desenhar com giz no chão pra eu fazer os 180º com a perna. Agora me saio muito bem.


3. Os Battement tendu? O que é? É um ótimo exercício para trabalhar e alongar os pés deve manter os joelhos e pés esticados. Existem três!

a) A imagem nº 1 mostra o battemente tendu em avant ou devant (que é para frente).

b) A imagem nº 2 mostra o battemente tendu a La secondi ou de cote (que é para o lado).

c) A imagem nº 3 mostra o battemente tendu a derriére ou em arriére (que é para trás)


4. Os Attitudes? Existem dois tipos de attitudes, mas o que é attitude é um movimento bem difícil porque temos que ter equilíbrio e força para sustentar a perna (principalmente o derriére ou arriére). Bem attitude é um movimento em que você levanta uma perna na frente (devant ou avant) ou atrás (derriéri ou arriéri) a perna deve estar levemente dobrada e com os joelhos para fora. A perna de apoio pode estar na ponta, na meia-ponta ou par terre (no chão).

a) Nessa imagem vemos o attitude avant ou devant, percebe-se que a perna levantada está meio dobrada e o pé está mais baixo que o joelho, há a perna de apoio e os pés devem estar sempre esticados.

b) Nessa imagem vemos o attitude derriére ou arriére (atrás) percebe-se que ao contrário do attitude avant ou devant (na frente) o pé fica mais auto do que o joelho.


5. O que é croisé e efâce? Entenda isso: Croisé: É quando suas pernas estão cruzadas pela visão do público. Efâce: É quando suas pernas não cruzam pela visão do público. Agora a prática.


Exemplo: Legenda:

Vermelho: onde você está (em diagonal)

Azul: Público Seta perto do azul: aonde o público olha

Laranja: Coxia Seta perto do laranja: olhar da coxia

Em diagonal (ponto vermelho) faça uma quinta posição com a perna direita na frente, olhe para suas pernas pelo lado direito (olhar do público) e perceberas que elas estão cruzadas, mas se olhar pela coxia (seta perto do laranja) estarás em efâce, mas o que vale é a visão do público então estás em croisé. Agora passe a perna esquerda para frente e verás que estás efãce (olhe pelo público) e para coxia estarás em croisé. Se ti pedirem para fazer croisé e não sabes faça uma quinta posição para o 8º ponto da sala (diagonal da esquerda, na frente) e faça com a perna direita na frente e efâce faça uma quinta com a esquerda na frente no mesmo lugar.

Obs.: Se estás em efâce (não cruza) para o público, para coxia estarás em croisé (cruza), ocorre isso ao contrário também.

Obs²: O que vale é a visão do público.

Obs³: Bem não parece que as pernas cruzam, tecnicamente não cruza, mais olhando parece que cruza (sei lá). Os pontos da sala de ballet:

9 comentários:

  1. Muuuito boa a postagem.São coisas simples que se não ficarmos repassando acabamos por esquecer!
    Beeijos!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada may, que bom que gostasse,bjs!

    ResponderExcluir
  3. eu tenho uma super duvida no tendu decoté...A professora disse que não pode ''sentar'' na perna da base,tem que fazer uma leve inclinação pro lado,mas eu não consigo fazer isso,não sei porquê.

    ResponderExcluir
  4. bem tabm ñ sei acho que a sua professore está certa, pergunte a ela e peça que a ajude, boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito..eu fasso ballet à 3 anos e já tenho 11 anos e tinha passos aí que eu nao sabia muito obrigada bjos!!

    ResponderExcluir
  6. Tanta coisa que ainda não me ensinaram, ainda bem que tem esse cantinho!!!! obg!

    ResponderExcluir
  7. Que bom poder ajudar vocês meninas,muito obrigada por visitarem o blog, espero poder ajudar mais, bjs e muita sorte na dança!!!

    ResponderExcluir
  8. nossa adorei o site como vc coloco a placa de pessoas online e quantas visitaram seu blog

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails